Avaliação de Bens

 Avaliação informal de bens

A aferição prévia do interesse de um bem para venda em leilão poderá ser feita a qualquer momento, devendo para tal o vendedor remeter fotografias e descrição sumária dos bens por correio electrónico para a Renascimento (para o endereço avaliacoes@renascimento-sa.pt) ou apresentá-los presencialmente nas instalações da Renascimento (devendo comunicar previamente a hora pretendida). Esta avaliação é informal, sem compromisso e não tem quaisquer custos.

 

Avaliação de bens para venda em leilão

Nos casos em que se comprove o interesse para colocação em leilão será feita uma avaliação completa dos bens, presencialmente no local em que se encontrem, com excepção das jóias e relógios, que terão de ser avaliados nas nossas instalações.

Será emitido um recibo comprovativo da avaliação, com a descrição sumária dos lotes e os valores de reserva definidos, o qual será anexado ao contrato de avaliação, no qual constarão também as comissões e condições acordadas com o cliente.

 

Peritagem ou avaliação formal de bens

Poderá também ser requerida a peritagem ou avaliação formal de bens, sem intenção de venda em leilão, para aferir a sua autenticidade ou para efeitos de partilhas, seguros ou outros. Neste caso a peritagem ou avaliação terá custos, a definir em cada caso, sendo emitido um documento comprovativo, consoante requerido pelo proprietário.

 

 

Venda de Bens em Leilão

 Após confirmar-se o interesse dos bens para colocação em leilão e se proceder à sua avaliação, deverão ser os mesmos entregues nas instalações da Renascimento, onde será feita uma peritagem e descrição detalhada, na qual serão confirmados ou ajustados os valores da avaliação.

Será depois assinado um Contrato de Prestação de Serviços de Venda de Bens em Leilão, no qual serão registados os lotes a vender e as comissões acordadas.

Em caso algum a Renascimento adquire ou vende bens a título próprio, agindo apenas como intermediária entre os vendedores e compradores. Todos os bens serão apresentados e vendidos em leilão.

 

 

Compra de Bens em Leilão

 

Registo prévio

O potencial comprador deverá registar-se previamente ao leilão, numa das plataformas de licitação ou, caso pretenda licitar presencialmente, na recepção da Renascimento.

 

Formas de licitação

A licitação nos leilões presenciais poderá ser feita no site da Renascimento, através de plataformas externas (nacionais e/ou internacionais) que serão divulgadas antes de cada leilão, ou através de uma ordem de compra.

Nos leilões online a licitação é feita exclusivamente no site da Renascimento.

 

Ordens de compra

Nos leilões presenciais é possível licitar através de dois tipos de ordens de compra, que deverão ser enviadas no máximo até 24 horas antes do leilão:

- Ordem de valor – indicando o/s lote/s pretendidos e o/s valor/es máximo pretendido/s. Neste caso a Renascimento licitará pelo potencial comprador;

- Ordem de licitação por telefone – indicando o/s lote/s pretendido/s. Neste caso o potencial comprador será contactado por telefone durante o leilão e licitará por essa via.

Nota: qualquer uma destas ordens pressupõe uma intenção de compra do/s lote/s indicado/s, pelo que o mesmo poderá, em qualquer dos casos, ser arrematado pela Renascimento em nome do potencial comprador.

 

Pagamento

O pagamento deverá ser feito nos cinco dias úteis seguintes à data da compra.

Sobre o valor da arrematação acresce uma comissão:

- Leilões presenciais – 16% + I.V.A. à taxa legal em vigor;

- Leilões online – 20% + I.V.A. à taxa legal em vigor.

O pagamento poderá ser feito por transferência bancária, cheque visado ou em numerário.

Após o término do leilão será enviado ao comprador um controlo interno com os valores a liquidar e informações sobre as formas de pagamento.

 

Titularidade

A titularidade dos bens só passa para o comprador após pagamento do valor total devido, ficando os bens, a partir desse momento, na sua esfera de responsabilidade e devendo proceder ao seu levantamento.

 

Levantamento dos lotes comprados

Após o pagamento integral, os lotes deverão ser levantados no prazo de cinco dias úteis.

 

Estado e descrição dos bens vendidos

Os bens levados à praça serão arrematados nos locais e estado em que se encontrem, sendo da responsabilidade dos potenciais compradores analisá-los durante a exposição pública dos mesmos, nomeadamente o rigor da descrição constante no catálogo quanto a eventuais restauros, defeitos, faltas e imperfeições.

 

Nota: o presente guia constitui um resumo das Condições Negociais da Renascimento, não as substituindo nem dispensando a sua consulta.