óleo sobre contraplacado. Assinado. Datado de Beja, 1960. Dim.: 41x40 cm. #PORTELA JÚNIOR (1898-1985)
Severo Portela nasceu em Coimbra em 1898, estudou na Academia de Belas-Artes de Lisboa, no início do Séc. XX, onde foi discípulo de Ernesto Condeixa e Simões de Almeida (Sobrinho). Durante a frequência do curso, dedicou-se maioritariamente à escultura, chegando a expor as suas obras, assinando Severo Portela, em algumas exposições escolares.
No entanto, interessava-se também pela pintura, estudando os trabalhos dos pensionistas do Estado, que chegavam a Lisboa, e em especial os de Ricardo Ruivo, que veio a morrer em Paris, em 1910.
A sua amizade com Varela Aldemira contribuiu, igualmente, para a mudança da escultura para a pintura, verificada, somente, anos mais tarde. Com uma aprendizagem sóIida e um interesse genuíno pela criação artística, Severo Portela Júnior abandona, contudo, por razões de ordem pessoal, a actividade estética, no final da década de (19)10, e parte para o Alentejo, onde vive durante dez anos, afastando-se da sua relação com as artes.
Só em 1927, reinicia novas tentativas de criação pictórica, com o apoio do crítico José de Figueiredo, seu amigo, e o estímulo do Prémio Rocha Cabral (1930). Abandona, então, definitivamente, a escultura e afirma-se como um pintor tardo-naturalista, influenciado pela obra de Columbano, especialmente no retrato e nas atmosferas de interior que contrastam, contudo, com a luminosidade e o cromatismo que emprega nas suas paisagens.
Foi um fiel intérprete da natureza, em especial da região do Alentejo, criou importantes composições de temática religiosa, revelou-se, ao longo da sua vida, como um pintor versátil e fiel aos seus pressupostos figurativos de compromisso com uma estética herdada, assumidamente, das sensibilidades artísticas do século findo.
Anos mais tarde, Portela Júnior direcciona a sua criatividade para a pintura mural de grandes dimensões. Realiza diversas obras, como fresquista, entre as quais se contam, a composição para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Tríptico do Foral para a Câmara Municipal de Beja e um outro fresco para o Palácio da Justiça de Viseu. Um pintor com obras de encomenda oficial, praticando uma pintura com afinidades estéticas, com o gosto de grande parte do público nacional, reflectida na sua participação na Exposição do Mundo Português, em 1940.

Bibliografia:
REYNALDO DOS SANTOS, 1953; PAMPLONA. 1957, vol. 11,pp. 244-246;
FRANÇA {orientação), 1973, vol. 111, p. 319;
Severo Portela (1898-1985), 0 Homem e o Artista no 1º Centenário do seu Nascimento, Braga, 1998.

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